Menu Fechar

Nôs Sabor x Ponto CV | O Ponto de Encontro da gastronomia de Cabo Verde

O Ponto CV, sediado na Praia, foi o elo que ligou Nôs Sabor, este mês, à gastronomia de Cabo Verde. Sentados à mesa com o dono, Zezito, falámos do que fez nascer este lugar que alimenta o estômago e a alma dos cabo-verdianos.

O Ponto CV nasceu em 2016 como mercearia, com a principal motivação de representar Cabo Verde. Sediado na Avenida Figueira da Foz, há em cada canto um pouco do país para experimentar. Como lugar di tera, o Ponto CV permite que todos levem um pouco da gastronomia da sua terra. Como? Através da mercearia exclusivamente recheada com produtos e marcas do país – onde podemos encontrar, por exemplo, Nôs Sabor Kriol –  ou através da sua mesa, que, entre outros pratos tradicionais, serve katxupa, pastéis e fidjós.

Desde a Katxupa Rica ou a Katxupa di Lenha aos sábados, até ao Cuscus, é precisamente o tradicional que leva as pessoas a conhecerem o Ponto CV. Entrar neste espaço é vir a casa, é voltar às origens. Mas para além disso, Zezito quer dar a conhecer novos sabores que combinam os de Cabo Verde com uma visão moderna.

No restaurante do Ponto CV há espaço para aqueles que não apreciam carne ou têm uma dieta vegetariana. Além da katxupa tradicional, Zezito apresenta a opção de uma katxupa sem carne. O seu cuscus pode ser confecionado com queijo, ou até mesmo ser o ingrediente principal de uma sobremesa com chocolate e côco. E os pastéis! No Ponto CV, não são apenas de atum – os mais aventureiros também têm a opção de se deliciarem com os pastéis de queijo ou de linguiça.

Apesar das diferentes versões destes pratos tradicionais, no fim da conversa com Nôs Sabor, Zezito identificou os pratos de Cabo Verde como “pesados” – pesados, mas sobretudo ricos, para alimentarem bem e saciar para o resto do dia.

Os amantes dos sabores de cá irão entender perfeitamente. Afinal de contas, ir ao Ponto CV é ir com o coração e a mente aberta,  e com um estômago a precisar de saborear os bons sabores de casa!